quarta-feira, 8 de junho de 2011

Mudanças

Com o tempo nos acostumamos. Acostumamos com a falta daquele sorriso diário que iluminava nosso dia. Acostumamos com os abraços que não recebemos mais por palavras desnecessárias jogadas ao vento. E nos acostumamos até com os apelidos carinhosos que não são mais usados.

Eu me acostumei. Mas até chegar a esse patamar fui percebendo que não seria uma tarefa fácil. Fui ingênua ao pensar que pensar errado e fazer o certo era o certo, e as vezes pensar o certo e fazer o errado era o certo. Mas afinal... Existe certo e errado? Não. O que existe são pessoas acostumadas com os padrões e as normas que os "poderosos" impõe. Até um tempo atrás era errado botar em prática o que as pessoas pensavam, mas de tanto lutar, conseguiram esse direito. Antigamente mulher só ia a praia com vestes abaixo do joelho. Hoje se uma for a praia com esse tipo de veste chamaria atenção por estar com um tipo de roupa chamado de inapropriado para o lugar. Mas se antigamente as mulheres faziam isso, porque hoje é considerado errado?

Essas exemplos são a maior prova de que com o tempo aprendemos - ou melhor, nos acostumamos - a fazer coisas que antigamente não fazíamos. Nossa mente está em constante mudança a mil por hora e cabe a cada um de nós procurar entender o que realmente queremos a cada hora que nossa mentalidade muda. A prova de que estamos sempre mudando é comparar nossos sonhos de hoje com nossos sonhos de infância. Eu, por exemplo, quando era pequena dizia que meu maior sonho era crescer e ser veterinária. Já hoje nem sei mais o que quero ser quando crescer... Interceder por outros sempre foi meu forte. Aliás, creio que de todo mundo. Tanto é que ninguém consegue resolver seus próprios problemas. Só conseguimos resolver o problema dos outros e damos a desculpa de que "quem tá de fora ver melhor"! Não nego que já disse isso várias vezes, mas pensando bem, isso não tem nada haver. Eu nunca vou saber o que outra pessoa está sentindo, e cada pessoa toma suas decisões conforme o seu querer. Não é um conselho - por mais sentindo que ele tenha - que vai fazer mudar a cabeça de uma pessoa. Por mais sábia que ela seja, ela só vai fazer aquilo que seu coração acha melhor.

Me arrependo de ter escutado quem não deveria, de não ter ouvido quem merecia, de ter aceitado bondade de gente ruim e maldade de gente boa. Deus sabe o que passei e ainda passo por tudo isso. Mas não ah nada mais que eu possa fazer além de procurar entender o que minha cabeça pede e que meu coração manda. E quando tudo isso passar, vou dar belas risadas contando as tolices que já fiz.

Afinal, quem nunca meteu os pés pelas mãos ?!


Tatiane Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário